quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Palavras de Paz no Youtube

Novos programas Palavras de Paz no Youtube com tradução para portugues.
Assista:
http://www.youtube.com/watch?v=kkvJJ1pAg6s

domingo, 22 de novembro de 2009

Evento em Noida, Delhi, India









Por Dr. A.D. Mishra , tradução de Paulo Barata

As estradas estão todas congestionadas, estamos a algumas milhas de Noida, onde um evento com Maharaji irá se realizar. As pessoas estão por todos os lados, algumas vestindo kurtas e dhotis, alguns com camisetas coloridas, outros com turbantes, mulheres em saris, algumas vestindo burkas. Um residente local pergunta:”Quem é que vem aí?” e lhe é dito, “Maharaji, o Embaixador da Paz.”
O local arranjado para o evento fica em remota zona rural,a poucos quilômetros da estrada Delhi-Noida. Não vemos lojas, nem mesmo algum lugar onde se conseguir comida ou bebida. Agora, por todo o lado, multidões de pessoas agrupam-se, quase como numa grande feira. Pessoas de diferentes cidades e vilas, próximas ou longínquas, que viajaram de trem, ônibus, jipe, trator, caminhão, trolei, ou bicicleta estão ali espremidas, mas o sentimento geral é de júbilo.
Como o senhor Udaybhan, que veio de Sarita Vihar, de bicicleta, explicou, “Eu tenho ouvido Maharaji falar já a sete anos. Sempre que venho vê-lo, sinto paz e tranqüilidade no meu coração.”


Mahesh, um dos voluntários que colaborou na organização do evento, disse: “Ajudar neste evento, foi um maravilhosa oportunidade para mim. Essa foi uma espantosa experiência na minha vida. Espero sempre poder desfrutar destes momentos especiais.”
O evento foi organizado e gerido principalmente por voluntários que estavam interessados em tornar possível um evento com Maharaji na área de Delhi. Alguns trabalharam arduamente, durante um mês, para limpar o campo aberto onde o evento se realizou. Outros ajudaram a levantar a enorme tenda que serviu de abrigo para a platéia. Outros ainda contribuíram financeiramente.

Enquanto as pessoas se dirigiam para os seus lugares, grande variedade de músicas, slides e vídeos marcavam a tônica para a chegada de Maharaji. Logo depois das quatro horas da tarde, Maharaji chegou no palco vestindo uma kurta branca e um dhoti e foi saudado com umas calorosas boas-vindas; a platéia batendo palmas e gritando "jai-jai", um grito em hindi para demonstrar felicidade.
Maharaji encorajou a audiência a "conhecer aquela vida dentro de você. Conheça-a. Não com os seus conceitos. Não com a sua imaginação. Coloque de lado a sua imaginação, coloque de lado os seus conceitos, e a experiencie... Venha com o seu coração. É acerca do coração e o coração é aquele que reconhece as palavras do coração."

Publicado no www.wopg.org

domingo, 15 de novembro de 2009

Mensagem de Paz na Feira de Lavradores de Toda a India


Mensagem de Paz na Feira de Lavradores de Toda a India


Por Shakuntala Khare


A India é uma terra de lavradores, com cerca de 75 por cento dos seus 1,1 bilhões de habitantes do país ligados à agricultura.
A universidade Govind Ballabh Pant , situada na cidade de Pant Nagar no Udham Singh Nagar, é a primeira da India que mescla tecnologia e agricultura ,e foi apontada pelo Premio Nobel Dr. Norman E. Borlaug como a "Precursora da Revolução Verde" na India. Fundada em 1960, a universidade está situada em zona verde luxuriante junto à encosta das colinas da cordilheira Kumaon dos Himalaias.
Desde 1966 ela tem acolhido a Feira de Lavradores de Toda a India ,duas vezes por ano, um forum onde se encontram cientistas, lavradores e industriais ligados à agricultura.De benefício mútuo para agricultores e expositores, também atrai um grande numero de empresas agro-industriais.
Em março de 2009 mais de 15000 pessoas de toda a India participaram da Feira dos Lavradores em Pantnager, no estado de Udham Singh Nagar. Este é um distrito industrial e as profissões relacionadas com a indústria prevalecem aqui. É o exemplo perfeito de uma cultura harmoniosa, pela qual a India é tão conhecida no mundo. Várias religiões e estilos de vida se misturam ali harmoniosamente.
Um time de gente jovem decidiu ter uma barraca na feira para divulgar a mensagem de paz de Maharaji. Eles contataram os organizadores afim de alugarem um espaço para a sua tenda, e a montaram de modo com que as pessoas parassem e assistissem a uma apresentação em laptop . Materiais de divulgação também foram produzidos e oferecidos aos visitantes. Já que a feira foi organizada em grande escala, mais de 5000 pessoas foram apresentadas à mensagem de Maharaji, em quatro dias, e mais de 350 manifestaram o interesse em saber mais, para as quais foram dados endereços de locais para o seguimento, na sua zona. Para o time dos jovens foi um divertimento introduzir a mensagem de Maharaji a tantas pessoas que visitaram a Feira, e receberam muitos comentários positivos.
Um homem idoso disse: "Nossa sociedade pode se benificiar com esta mensagem. Eu gosto do programa, e se Deus quiser, venho visitar esta tenda novamente". Um professor da universidade comentou que "Gostaria que o Vice-Reitor da Universidade de Pant Nagar convidasse Maharaji para vir aqui. O seu discurso é maravilhoso. Acredito que seria muito bem recebido pelos estudantes e pela administração". Um estudante da universidade observou que "A mensagem de Maharaji é cheia de vibração, ela atinge a mente e o coração".
Este time de jovens planeja participar brevemente de outra feira como esta, onde mais de 50000 visitantes serão esperados.

Publicado no www.wopg.org

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Um desafio para se pensar além... Jovens tomam a iniciativa em Mumbai


Por Urvashi Khanna, tradução de Paulo Barata

Mumbai é uma cidade conhecida por nunca parar, para ninguém ou por qualquer coisa. A capital econômica da India, Mumbai, é famosa pela sua orla marítima, seu incrível estilo de vida e pelas suas festividades. A cidade tem uma tremenda energia dinâmica, que faz com que as pessoas se apaixonem por ela. Existe um ditado que diz: "se você trabalhar duro em Mumbai, esta cidade sempre lhe pagará de volta pelo seu trabalho". É por isso que ela é o lar de tantas pessoas criativas da India, estejam no cinema, no teatro, na televisão ou na publicidade. Tem todo o ruído, a música e o barulho de uma grande cidade, mas também está cheia de almas sem descanso procurando pela paz.
Com entusiasmo, energia e otimismo, os jovens de Mumbai que estão propagando a mensagem de paz de Maharaji, provocam um impacto onde quer que eles se reúnam. Um grupo deles iniciou uma parada da paz para levar essa mensagem às massas, especialmente para jovens adultos. Eles fizeram isto além de suas escolas, faculdades ou locais de trabalho e tem um modo extraordinário para atrair pessoas, especialmente os mais jovens. Eles montaram "eventos-tenda" em shoppings, praias, jardins, feiras e estações de trem. Mais de 260 pessoas assistiram a um destes eventos montado no shopping Infinito, localizado na zona de Andheri, oeste de Mumbai.Os jovens voluntários primeiramente atraíram a audiência através de música e jogos. Em seguida passaram uma apresentação de 3 minutos da mensagem de Maharaji para aqueles que estavam interessados. Mais de 35 pessoas assistiram e demonstraram o interesse em ouvir mais acerca daquela mensagem de esperança e paz.
O gerente da Uniliver India Limited, uma das maiores empresas de varejo da India, falou assim sobre os esforços dos rapazes: "É uma grande alegria vermos jovens espalhando tal nobre mensagem. E estou muito impressionado com a mensagem de Prem Rawat."
O próximo destino deles foi um parque, onde as pessoas costumam caminhar de manhã e de tarde ou sentar-se nos bancos tranquilamente. Eles organizaram três eventos em jardins situados em diferentes pontos de Mumbai. Mostraram um video de Maharaji e em seguida destibuiram folhetos e livros com a mensagem dele, para aqueles que demonstraram interesse. Cerca de 200 pessoas ouviram a mensagem de Maharaji nestes eventos de jardim, dos quais 14 estão agora no processo de aprender mais acerca de como experimentar a paz dentro.
Quando esta gente jovem reúne-se com seus amigos, falam livremente sobre a mensagem de paz de Maharaji, sentindo que esse é o melhor tipo de conversa que se pode ter. Mamta Joshi, um dos membros do time, diz simplesmente "Quando as pessoas mais velhas nos vêem falando acerca dessa mensagem, eles ficam inspirados e observam 'Com tão pouca idade, vocês sabem o que é a paz'. E quando os jovens nos vêem espalhando essa mensagem, eles vem ver o que de tão original existe nela que até os jovens desfrutam dela."
Então é o entendimento e a percepção da coisa, o que eles estão mudando. Como disse Maharaji, "Paz é algo que todos precisam. Idade não tem nada a ver com contentamento, porque é uma jornada para dentro".


Publicado no www.wopg.org

domingo, 1 de novembro de 2009

Evento com Prem Rawat em Miami


Por Laura Cerwinske , tradução de Paulo Barata

Para muitos na platéia, a viagem para ouvir Maharaji falar em Miami Beach foi tão simples quanto atravessar a avenida e tão familiar como uma oportunidade de alegria em celebrar um aniversário. No entanto, para muitos outros o evento implicou em vôos trans-continentais e em dias e noites de viagem de longo curso por terra. Isabel McCormick, uma advogada de Miami, estava ali por curiosidade. Uma amiga tinha lhe falado de Maharaji e ela estava interessada em saber de que maneira a mensagem dele diferia de outras que professam que o preenchimento está dentro.
Assim que chegou no auditório lotado, Maharaji deixou logo bem claro sobre aquilo que ele não iria falar. "Eu não estou aqui para mudar a sua religião, lançar uma filosofia no teu caminho, deslumbrar você com citações brilhantes, ou dizer pra você o que vai acontecer amanhã." Por mais de uma hora ele descreveu a simplicidade e a beleza de se estar conectado com aquilo que é imutável. "Estamos presos neste incrível vendaval da mudança", ele explicou. "Tudo ao nosso redor , pensamentos, idéias e percepções, mudam. E você muda mesmo enquanto você está tentando lutar contra as mudanças. No meio de todas essas mudanças, eu estou tentando encontrar alguma coisa que não muda. E existe alguma coisa assim. Esta é a boa notícia".
Michelina Bellavance veio de avião de Ocean City, Maryland, para aquela noite. Descreveu o isolamento e o desespero que ela tem sentido por causa de um seu iminente divórcio. "Somente porque sou capaz de procurar a paz dentro é o que me faz continuar", ela disse, "e depois seguir com aquela determinação de me tornar uma força para perpetuar esta mensagem de paz". Quando ela contou aos amigos que estava a caminho de South Beach, eles supuseram que ela estava viajando pra curtir, e ficaram assombrados que ela faria aquela viagem para ficar apenas por uma noite. "Eu disse para eles que estava indo ver Maharaji e aqui estou me sentindo afortunada por estar na melhor festa da cidade."
Michelina encontrou a sua oportunidade de falar acerca de Maharaji quando uma sua conhecida lhe confidenciou estar com uma depressão, sobre tratamento médico. Michelina respondeu dizendo que Maharaji tinha mostrado a ela como experimentar paz e contentamento interior, não importando o que estivesse se passando na sua vida. Depois de descrever como esta prática, chamada de Conhecimento, tem preenchido o seu próprio coração por mais de 31 anos, a amiga decidiu-se a investigar por ela mesma. Ela encomendou a série de DVDs , conhecida como As Chaves, através das quais Maharaji prepara aqueles que estão interessados em receber o Conhecimento. Ela agora está desfrutando das CHAVES e diz que o “buraco” em seu coração está sendo curado.
A questão que se põe é, Maharaji perguntou, "Seria possível você ter paz dentro? Poderia isto ser simples? A paz já está dentro de cada ser humano. O que é necessário é evocá-la. Quando você tenta encontrar alguma coisa que você não perdeu, você cai em problemas. Você descobre uma porção de coisas, cada uma será uma distração. A razão pela qual nós não encontramos aquilo que estamos procurando é que não procuramos onde ela está. Do que você precisa? - ele perguntou- você precisa de alguém que lhe pode mostrar como. De alguém que possa colocar um espelho na sua frente, de modo que você possa ver quem você é. Se você precisa de ajuda para encontrá-la, eu posso ajudar. Se você estiver procurando por algo que não é mutável neste mundo mutável, procure dentro. Eu não posso saciar a sua sede. A água fará isso, se você bebê-la. Mas eu posso apontar para onde a água está."
Cecilia Labora, que recebeu o Conhecimento na cidade do México em 1975, relembra suas primeiras experiências em ouvir a mensagem de Maharaji: " Não eram as palavras que me impulsionavam. Era que quando eu saía de um evento sobre o conhecimento, eu me sentia tão bem, tão feliz. Existe alguma coisa aí, disse para mim mesma, e eu quis. O Conhecimento permite que você comece a partir de uma lugar de felicidade."
Isabel McCormack, a mulher que assistiu o evento por curiosidade, decidiu-se a procurar por ela mesmo e encomendou as Chaves.


Publicado no www.wopg.org