quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Evento em Cheltenham, Inglaterra





EVENTO DE CHELTENHAM, INGLATERRA.
30/7/2009
Por Lisa Rossetti, tradução de Paulo Barata


O "Centauro", no Hipódromo de Prestbury, é o cenário ideal para Maharaji cumprir o seu quinquagésimo quarto evento deste ano. A pista de corrida de cavalos está cercada de colinas, que se sucedem suavemente sobre belos vales cobertos por florestas.
Esta parte do mundo é conhecida como "O coração da Inglaterra".

"Centauro" é o espaço multifuncional mais prestigiado da Inglaterra, inaugurado neste milênio. Nele, há um saguão de entrada e um auditório de arquitetura ultra moderna ( "state-of- the-art")
Os organizadores do evento fizeram um tremendo esforço na sua preparação, com o propósito de que cada ouvinte tenha uma experiência direta e perfeitamente integrada consigo mesmo.

As reservas de lugares esgotaram-se poucas horas após a divulgação do evento. Espera-se o comparecimento de mais de 2100 pessoas.

À medida que os carros e ônibus iam chegando ao hipódromo, as pessoas iam-se juntando do lado de fora, aproveitando para aquecer-se ao sol , num bate-papo tranquilo. Cercados no padoque de luxuriante gramado, os pôneis, brancos e castanhos, trotam de um lado para o outro. Uma leve brisa balança os ramos das árvores. Lá no alto, o céu está cheio de nuvens brancas e fofas. É um típico dia de verão na Inglaterra.

As portas se abrem e o saguão de entrada do "Centauro" começa a se encher de gente. Alguns são jovens, outros velhos, já bem frágeis devido à idade. Nestes reconhece-se a coragem de terem vindo ouvir Maharaji, talvez após longas viagens . O auditório está cheio " até ao teto ''. No palco, um painel alaranjado, levemente iluminado, onde se pode ler ' Palavras de Paz'. O ambiente é tranquilo e sente-se uma certa expectativa.

O ritmo vivo e bem marcado da música tema do vídeo Palavras de Paz abre o evento. Em seguida relaxamos para assistir a 'Um homem de paixão', documentário sobre o trabalho e a vida de Maharaji. Então, subitamente aplausos de alegria irrompem num crescendo, à medida que Maharaji entra no palco. "Se o que eu tenho a dizer para você puder simplificar, mesmo só um pouquinho, a sua vida, isto me faria muito feliz. A sua vida, a sua existência, este presente que lhe foi oferecido,é tudo tão simples, a respiração que chega até você, que deixa você e torna a voltar novamente. A questão é: como é que ela (a vida) se torna tão complicada?"


Em seguida Maharaji descreve as dificuldades e as distrações com que as pessoas se deparam em suas vidas, lembrando quão facilmente a simplicidade da vida é perdida.
Maharaji parece falar sem esforço nenhum, a partir de seu coração, abrangendo as diversas facetas da experiência humana - desde os anseios do homem primitivo em conhecer o propósito da vida até a atual crise econômica. Este "castelo de cartas " acabou por se desmontar para muitos que acreditavam ter alcançado o sucesso. Entretant, Maharaji tem outra perspectiva sobre o que é o sucesso na vida. "O dia em que o seu coração se encher de gratidão", ele diz, "é o dia em que você será bem sucedido. Este é o verdadeiro sucesso".


Depois de falar por mais de uma hora, Maharaji deixa o palco ao mesmo tempo que um leque de braços e mãos acenam adeus para ele. O auditório está em completa quietude e uma alegria simples e delicada inunda o ar.


Mais tarde, no saguão de entrada, eu pergunto a alguns dos que assistiram ao evento como foi para eles a experiência desta noite.

Kathy viajou de Londres até aqui. "Nada me toca tanto quanto as palavras de Maharaji. Tudo em sua mensagem é importante. Se alguém estiver procurando por paz em sua vida, o que ele tem para oferecer funciona realmente".

Jo, que vive perto de Harrogate, compartilha: "Essa não é uma filosofia interessante. O que ele oferece é extraordinariamente importante na minha vida. Maharaji ensinou-me a conhecer, por mim mesma, alguma coisa. Não se trata apenas de acreditar".

É novamente hora de voltarmos para casa. Fico tocada com a visão dos rostos serenos, ali naquela multidão. Estão indo embora, cada um guardando na memória este maravilhoso evento.


Publicado no www.wopg.org