terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Evento em Alwar, Rajastão, Índia


Por Rajani and Rajendra Kumar Goyal ,tradução de Paulo Barata
 
Para o grande deleite de tantas pessoas, que por muito tempo mantiveram a esperança de ver Maharaji em sua cidade, ele apareceu em um evento surpresa em Alwar, India, no dia 19 de novembro. A última vez que Maharaji estivera ali fora em 1970, apenas um ano antes da sua primeira viagem para a Europa e Américas. Antes disso, Maharaji , ainda garoto, visitara muitas vezes esta cidade, com o seu pai e mestre, Shri Hans Ji Maharaj.

Alwar é a sede administrativa do distrito Alwar do Rajastão, no noroeste da India. Famosa pela sua mundialmente conhecida Reserva Sariska Tiger, Alwar se estende por debaixo da cordilheira Aravali e é o lar de mais de duzentas mil pessoas.

Vieram de todo o Rajastão, e de todas as modalidades possíveis de transporte: carro, onibus, trem, motocicleta, bicicleta, rickshaw e a pé. Uma hora antes de Maharaji chegar ao palco, mais de 4000 pessoas tinham se reunido, e ansiosamente esperavam que o evento começasse. Voluntários locais chegaram, em grupos, para ajudar, rapidamente, fazendo com que o evento fluísse bem. Um grupo de jovens entusiastas espalhou-se pela audiência, vestindo calças pretas e camisas azuis da cor do céu, para serem identificados facilmene pelas pessoas que precisassem de ajuda. Um dos voluntários mais velhos expressou-se assim: "Ajudar neste evento tem sido uma maravilhosa oportunidade para mim. Desfrutei totalmente e espero ser capaz de ter esta oportunidade novamente."

Maharaji chegou de helicóptero, que pousou num heliporto ali próximo, logo depois das 10:45 da manhã, e caminhou até o palco, recebendo os aplausos das pessoas que se levantavam, que batiam palmas e chamavam por êle. Algumas delas seguravam pequenas lâmpadas acesas, lembrando as palavras de Maharaji, que cada pessoa que encontrasse paz dentro de si era como uma lâmpada que foi acesa e que podia acender outras. Muitos colocavam os seus corações em canções rítmicas ,de amor e celebração, as quais Marahaji parecia apreciar juntamente com a audiência, antes que começasse o seu discurso.

Logo após iniciar o seu discurso, Maharaji perguntou para a audiência: "Apesar de ter tudo, por que é que os seres humanos fazem esta pergunta, 'Por que estou aqui?' Todos fazem a mesma pergunta. Eu digo que existem dois tipos diferentes de pessoas: aqueles que já fizeram esta pergunta e aqueles que ainda a farão. Quando passarem por tempos difícieis, eles a farão. Também existem aqueles que já se perguntaram esta questão e que já descobriram a resposta."

"Existem muitos livros sagrados. Por que é que as pessoas se perguntam 'Por que estou aqui?', mesmo depois de tê-los lido? Nós não compreendemos 'Quem sou eu?' e 'Qual é o propósito da minha vida?' lendo um livro.
Você lê as respostas bem no fundo do seu coração. E o dia em que você começa a procurar lá, você então encontrará todas as respostas."

O sentimento no salão, depois do evento, era palpável. Uma mulher, uma musicista, ecoou o sentimento geral quando disse: "Hoje abriram-se todos os tons do meu coração, e ele está cheio de felicidade. Tudo o que posso dizer é: obrigado, Maharaji."

Texto publicado no www.wopg.org