quarta-feira, 15 de julho de 2009

Você Quer Fazer Algo Divertido?


... então traga Paz a este mundo, disse Prem Rawat a um público de distintos convidados, no dia 3 de julho, na antiga cidade serrana de POTENZA, situada no sul da Itália, onde foi novamente condecorado como ‘Embaixador da Paz’.

“Se você quer Paz, prepare-se para a Paz”.

Com um poderoso e abrangente discurso, Prem Rawat, que havia sido convidado pela prefeitura da região de Basilicata como integrante de um movimento para que Potenza se torne num centro de cultura e paz, também colocou a questão: “Não é o tempo de começarmos a cuidar uns dos outros?”

E frisou que “soldados que vão para a guerra com uma arma na mão são aqueles que mais querem a paz”.

O dia amanheceu nublado e chuvoso, mas lá pela tarde o céu, por cima dos montes rochosos e das ruas ventosas da cidade, cujas origens remontam a 400 anos antes de Cristo, era de um azul profundo.
Um pouco antes das oito e meia da noite, uma porta lateral no auditório do Conservatório de Música, no centro da cidade, foi aberta e Prem Rawat, também conhecido por Maharaji, rapidamente por ela passou acompanhado do Senador vitalício e presidente daquela região italiana, Emilio Colombo, e mais um grupo de dirigentes locais.
Mas logo depois da confusão feita pelos convidados, que batalhavam por acharem os seus lugares, e outros se espremendo pelos corredores, é que todo mundo reparou em Maharaji e no seu séquito, e então irromperam em aplausos.
Maharaji parecia completamente imperturbável diante do tropel de câmeras de televisão, jornalistas e paparazzi.
Oferecendo o braço ao seu amigo (o Presidente Colombo), ajudou o companheiro mais velho e frágil, este antigo senador, a descer os degraus da escada que os levava até a primeira fila, onde se sentaram lado a lado.

Quando os aproximadamente 500 convidados fizeram silêncio (entre eles estavam representantes das províncias vizinhas, líderes empresariais, estudantes do Conservatório de Música e amigos dos palestrantes) o apresentador, Renato Cantore, editor chefe regional da rede nacional de televisão, anunciou o programa da noite.

Este evento público foi transmitido repetidamente durante quase uma semana pela TV comunitária “LA NUOVA”.
O evento começou com um concerto para piano e flauta executado pelo brilhante pianista Fabio Silvestre e pelo flautista Antonio Ferrara, ambos graduados pelo Conservatório onde tudo estava acontecendo.
Em seguida o governador Filippo falou de como as instituições políticas precisam assegurar a liderança no alcance da paz e da liberdade para as pessoas deste planeta.
Dando as boas-vindas, ele expressou a esperança depositada em Maharaji: que ele os levasse “a um nível mais alto de pensamento, para além das nossas dificuldades”.
“É sabido que os tratados por si só são insuficientes para se estabelecer a paz duradoura“, ele prosseguiu. “Acredito profundamente que, embutida em nossas almas, existe a fundação mais sólida para trazer a paz“.
“Esta noite uma importante semente será plantada, que iremos cultivar. Porque este é um lugar de paz”.
Finalmente, o Presidente Colombo, que nasceu ali em Potenza, expressou a sua felicidade em receber Maharaji, “um missionário da paz”, na sua cidade natal.
Seguiu falando das suas memórias da Segunda Guerra Mundial, na Itália, e de como a União Européia foi inicialmente criada a fim de se evitar uma futura guerra. E recontando uma das citações de Maharaji, ele disse: “Se vocês querem paz, preparem-se para a paz”.
Maharaji então apareceu para falar. Agradecendo aos dirigentes presentes por o terem convidado, ele disse que se sentia contente por estar entre amigos. Em seguida iniciou falando do universo e como a tecnologia tem provado que não existe outra vida lá fora que irá nos ajudar. “Não é tempo - perguntou - “de começarmos a cuidar uns dos outros? “

Continuando, afirmou: “existem somente dois tipos de pessoas neste mundo: aqueles que já se perguntaram a si próprios as seguintes questões: ‘Quem sou eu?’ e ‘O que é que estou fazendo aqui?’ e aqueles que em algum ponto de suas vidas farão estas mesmas perguntas”.
Embora, ele disse, toda a tecnologia e todos os livros ainda não sejam capazes de responder a estas questões.
Voltando ao tema da paz ele frisou que “os soldados que vão para a guerra com uma arma na mão são aqueles que mais querem a paz”.
Aludindo à população mundial, acrescentou que ele não tem apenas um milhão, mas sete bilhões de razões para a paz.

Inclinando-se para frente e olhando diretamente para o público, então perguntou:” Sabem vocês qual é a definição para paz?” E voltando-se para cada lado da sala: “Vocês sabem?” - ele repetiu - “ Vocês sabem?”.

Em meio ao silêncio reinante ele então respondeu: “Paz é um sentimento e eu tenho uma definição para o que ela é: paz é o perfume de Deus, de Deus. E vocês sabem ao que se parece?“ Inclinou a cabeça ligeiramente, olhando para a frente . “Parece divino!”

Frisando que nem a tecnologia nem a educação trariam a paz, ele disse que “cabe às pessoas trazerem a paz”.

Dirigindo-se a pessoas de todas as idades que estavam na platéia, começando pelos mais jovens, ele perguntou: “Vocês querem fazer algo realmente legal? E eu digo realmente legal. Querem fazer algo que é divertido de se fazer?” Fez uma pausa. “Tragam paz a este mundo!”

Comparando o planeta Terra a um barco à deriva no oceano do universo, ele prosseguiu: “Temos que seguir em frente. Numa situação de sobrevivência, os ocupantes do barco deixam de lado as atitudes inconseqüentes e focam as suas energias no que, coletivamente, seja necessário para conduzir o barco em segurança”.

“Se soluções são trazidas à mesa, ótimo; qualquer coisa é bem-vinda, porque nós necessitamos de toda a ajuda que pudermos obter. Diferenças de opinião devem ser a nossa força”.

“Se a tecnologia oferecer uma solução, que seja bem-vinda. Se a religião oferecer uma solução, que seja bem-vinda”.

“É tempo de nos unirmos, porque quando você está à deriva num barco no oceano, cada gota de chuva torna-se preciosa.”. “Se você quer se divertir, se você quer fazer algo realmente legal, como as crianças dizem, então ajude a trazer a paz para esta Terra, porque este é o tempo.”

Citando o verso de John Lennon, ‘Dê uma chance à paz’, Maharaji afirmou que embora os políticos devam tentar conseguir a paz, o trabalho começa aqui: e apontou para o seu coração.


Ele terminou o seu discurso de 40 minutos agradecendo ao Prefeito e aos dirigentes da cidade, bem como a todos os convidados. O público levantou-se para aplaudi-lo de pé.


Num gesto final de reconhecimento, o Prefeito e várias autoridades locais presentearam Maharaji com um broche e com uma placa comemorativa honrando-o como ‘Embaixador da Paz’. Uma destas autoridades, um jovem, beijou Maharaji na face, deixando-o levemente surpreso.

Mais tarde, as pessoas, que viram Maharaji pela primeira vez, disseram o quanto ficaram impressionadas com algumas das coisas que ele afirmara. Em particular , ‘Paz é o Perfume de Deus’. Um outro convidado disse que ‘ O jeito dele falar é fácil de entender e toca-me profundamente’.


Esta é uma produção de WWNP.
Créditos para Jan Buchalter e Gainor Yvette Thomas.