segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Evento em Atenas



Por Lisa Rossetti , tradução de Paulo Barata.
11 de julho de 2009. Estou no centro de Atenas. As ruas estreitas e sinuosas estão entupidas de turistas, lambretas, táxis de cor amarela e carros. No meio disto tudo eu vejo de relance uma antiga abóbada de mármore ancorada no centro da cidade. Ao longe, uma pequena igreja toda branca, junto a uma encosta, brilha no meio da poluição e do calor. Grupos de árvores brancas ornamentam as calçadas. Blocos de edifícios de apartamentos, com os telhados repletos de antenas parabólicas misturadas com as tradicionais antenas de TV. Esta linda e antiga cidade parece estar lutando para acompanhar o ritmo e as necessidades do século 21. Muita poluição, muito tráfego.

Depois, à tarde, eu pego um táxi que me leva ao Centro Cultural THEATRON, recentemente construído, que tem um espaçoso saguão, todo de mármore e vidro. Lá dentro, no auditório, a preparação do evento está no bom caminho: os microfones e a iluminação estão sendo testados, os cabos dos aparelhos audiovisuais desbobinados e as câmeras posicionadas. A apresentação de Prem Rawat vai ser gravada e a sua mensagem será enviada para todo o mundo, via sites e DVDs. Voluntários de toda a Grécia ajudam na preparação do evento.

12 de julho: O dia do evento. No saguão do teatro vão chegando os que vieram ver Maharaji, num fluxo lento e constante. Nikos Dimitriadis, o relações públicas, me diz: “Eu desfruto dos benefícios do Conhecimento na minha vida e quero ajudar Maharaji a propagar a mensagem destes benefícios. Ele tem uma abordagem muito especial para se sentir paz. Você tem que experimentá-la, ao invés de filosofar sobre ela”.

18 h: O evento está começando e todos os lugares estão ocupados. Um silêncio absoluto no auditório. Após a exibição do vídeo introdutório ‘Preenchimento’, Maharaji aparece no palco e todos parecem vibrar de entusiasmo. Ele fala durante cerca de uma hora, - ‘não ensaiado’ -, mas vindo do seu coração. Para alguns, esta é a primeira vez que veem e ouvem Marahaji falar ao vivo, outros já o acompanham por vários anos. Alguns na plateia se levantam quando Maharaji deixa o palco. Batem palmas e depois acenam. Outros gritam ‘obrigado’ e podemos observar os que continuam sentados, saboreando o momento.

Um murmúrio de vozes, uma jovem corre para saudar os seus amigos, um par deixa a sala devagarzinho, mão na mão, dois amigos sentem a necessidade de se abraçar, um homem está sentado absorvendo aquele momento.

Então converso com a Vlasta, que veio da Slovenia para ouvir esta mensagem. “O que você aprendeu esta tarde?”, pergunto eu. Ela responde: “Maharaji falou do ticket para o Maior Show da Terra. Eu sei que se trata do show da minha vida. Sei que estou sempre na primeira fila. É o meu teatro particular, onde não preciso fazer a fila! Eu tenho aprendido como é importante a minha vida, cada momento dela. E sou feliz em poder ser uma estudante desta vida, e continuarei aprendendo.

Agora as últimas pessoas deixam o Centro Cultural THEATRON para trás, preparando-se para suas viagens de volta pra casa. Está escuro. Uma chuva fina cai em Atenas - para finalmente refrescar as ruas ressequidas. A cidade parece limpa e fresca. E Maharaji está a caminho de outra cidade, de outro país, de outro continente.