quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Evento em Albuquerque, Novo México


Por Jan Buchalter, tradução de Paulo Barata

Até recentemente, Maharaji nunca tinha estado em Albuquerque, Novo México, embora Stan Metcalf, de Taos, tenha pedido, pessoalmente, a alguns anos atrás, para Maharaji vir aqui e falar. Maharaji disse, "Sempre sobrevoo Albuquerque, mas nunca a visitei".
Maharaji decidiu 'visitar'' Albuquerque no dia 11 de setembro de 2009, visita que se desenvolveu em dar a sua perspectiva sobre a diferença entre o faz de conta e a realidade. Ele denominou a versão pré-fabricada de tudo como "a arbitrária síntese humana", apontando como indivíduos arbitrariamente constroem tantas coisas, depois umas poucas pessoas concordam com eles e é estabelecido um consenso, e em seguida nós pensamos que aquilo é a realidade.
"Você vive, felizmente ou infelizmente, no mundo do faz de conta, "ele disse. "Nesse mundo do faz de conta existe um 2009. E avançamos para um ano novo. Ele existe, ou é arbitrário? Claro que é arbitrário. É puramente uma sintese arbitrária dos homens. Para os hindus, o calendário é totalmente diferente. Para os do Nepal é um calendário totalmente diferente. Para os maias, é um calendário totalmente diferente."
Em seguida ele continuou, "Mas para você existe um calendário do entendimento. Sua existência tem que ser medida não por quantas horas e minutos e segundos você tem, mas por aquilo que você tem compreendido acerca da sua vida. Hoje, você está agradecido por estar vivo ou está levemente estressado?"
"Minha relação com a gratidão tem importância,", ele continuou, "porque é o que preenche o meu coração com uma alegria incomparável. Não existe alegria como a alegria de estar agradecido porque você entendeu algo, ficou esclarecido sobre alguma coisa".
Sharon Levin, gerente local de ligação com o Hyatt Regency Hotel (onde aconteceu o evento), ficou tocada como o evento foi, para ela, tão pessoal. "Eu vou ouvir Maharaji ao vivo em muitas cidades", ela disse, "e não pensava que importaria tanto para mim se ele viesse na minha cidade. Entretanto, agora que ele está aqui, me dou conta de que lindo presente é vê-lo pessoalmente".
Ken Helfer, que trabalha no ramo da metalurgia em Santa Fé, estava preocupado, achando que não haveria a mão de obra necessária para se preparar esse evento com voluntários. Mas após testemunhar o rápido desempenho de todos que estavam envolvidos em colocar o evento de pé, e a harmonização do time de trabalho, ele mudou de idéia. "Nós fizemos com que parecesse fácil e acrescentamos algo ao mapa, algo que nunca poderá ser retirado". Ken se referia ao fato de que publicitaram eventos locais, bem como as transmissões do Palavras de Paz a cabo, no jornal local, o Santa Fe Reporter. "Eu realmente sinto que é importante colocar Maharaji no ar", disse ele. E para aqueles que querem saber mais, existe o simples acesso à sua mensagem na internet."
Sara Sorensen, a MC deste evento, viu Maharaji ao vivo cerca de quatro vezes. "Toda vez que eu venho a um evento eu experimento algo diferente. É tão difícil falar dessas coisas, porque depois de escutá-lo eu fico normalmente sem palavras. Eu definitivamente sinto que preciso de alguns dias para digerir tudo o que foi dito". Sara, que tem 23 anos e vive em Colorado Springs, disse que ficou "extremamente honrada" por ter tido esta oportunidade de ser a anfitriã deste evento.
Lydia Allan era uma voluntária que ajudava os convidados a encontrarem os seus lugares na platéia. "Pessoalmente", ela disse", "toda esta experiência transforma a vida. Maharaji disse tanta coisa que repercutiu de verdade, em mim".
Amiga de Lydia, Cheryl Pathcart, disse que, além da imensa beleza do evento, ela realmente gostou de ver o Our Time, o noticiário atualizado das viagens de Maharaji pelo mundo: o vídeo, apresentado depois que Maharaji deixou o palco. E embora ela soubesse que Maharaji viajasse frequentemente, ela ainda não tinha se dado conta como foi intensa a agenda da tourné e o que isso acarretava. "Foi bastante impressionante ver quantas vidas Maharaji toca ao redor deste mundo", ela comentou. "Os números alargaram a minha perspectiva e me deram um sentido de como é realmente abrangente o impacto de Maharaji nas pessoas".

Publicado no www.wopg.org