quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Evento em Boulder, Colorado


Por Jon Lloyd , tradução de Paulo Barata e Karla Sant'anna

Assim como tem feito por todo o mundo, Maharaji também trouxe boas notícias para Boulder, Colorado, no dia 13 de setembro de 2009.
“Hoje estou aqui como o portador de ótimas notícias”, ele disse em um de seus comentários sinceros, para cerca de mil e duzentas pessoas, no evento público realizado no lendário Macky Auditorium Concert Hall , situado no campus da Universidade do Colorado, em Boulder.
“Este é um tempo difícil para as pessoas”, ele disse, “ mas as boas notícias tem algo a ver com você. É muito incrível. São tão boas notícias que algumas pessoas acham difícil de acreditar.”
“As boas notícia,” ele continuou, “ são ,primeiro: você está vivo. Para mim, essa notícia não podia ser melhor.
Segundo: o divino que você anda procurando, está dentro de você. Isso dá origem à terceira boa notícia: o que seja o que você esteja procurando, está também dentro de você.”
O domingo amanheceu como um diamante brilhante manchando os telhados avermelhados dos elegantes prédios do campus e do auditório Macky, num dia de sol extraordinário para um fim de verão. Não foi a primeira vez que Prem Rawat falou no Macky. Ele deu uma de suas primeiras palestras no Ocidente ali no Macky, em agosto de 1971, quando, com a idade de 13 anos, falou para uma platéia sedenta de encontrar a paz, dentro.
Esperando pela abertura das portas do salão, as pessoas se juntavam em frente do Concert Hall para o evento da tarde, convesando tranquilamente em grupos de dois ou três, alguns com sorrisos brilhantes, outros rindo. As portas se abriram às 4 da tarde, e o programa começou uma hora mais tarde, na hora em que nuvens tingidas de cinza, anunciando tempestade, se acumularam pouco a pouco sobre Boulder e seu atraente campus, de árvores altas, arbustos e gramados convidativos.
As pessoas vieram de lugares próximos ou longínquos, cada uma por razões muito pessoais. Laurie Gordon, médico especializado em medicina interna, que veio lá de Nova Canaã, Connecticut, disse simplesmente: "Eu vim para ver Maharaji porque o coração estava me chamando."
Referindo-se ao fato de ter aprendido a encontrar o contentamento dentro de si, o aposentado e residente em Denver, Rod Davidson, disse que veio "para ouvir Maharaji e ser lembrado daquilo que havia recebido."
Maharaji falou da importância de se conhecer a diferença entre o que é real nas nossas vidas e o que é fantasia. Da vantagem de ser um conhecedor em oposição a ser apenas um crente. "Hoje", ele disse, " eu vou tentar trazer estas boas notícias e as atualizar para você. Nesta vida, está certo acreditar, mas você deve conhecer."
Ele convidou a platéia a imaginar uma vaca de faz de conta, bem ao lado dele, no palco. "É uma bela vaca, uma gracinha", ele disse, provocando uma gargalhada na audiência. "É branca, com umas manchas pretas. Tem algum problema em se acreditar nesta vaca? Absolutamente não. "Entretanto, ele disse, se você for fazer um chá e quiser algum leite desta vaca, você vai ter um problema, a menos que você vá fazer um chá de faz de conta. Se você quiser um leite real, esta vaca de faz de conta não vai poder lhe ajudar. Porisso é que importante conhecer, porque esta vida é real. É tão real quanto a realidade pode ser.
. O vaivém da respiração não é de faz de conta. Sua habilidade de pensar e sentir, sua habilidade em ter a sede saciada não é de faz de conta. Nesta existência você não pode misturar realidade com o faz de conta.
O que particularmente tocou Krysia Wirgamowic, que viajou de Santa Fé, Novo México, para Boulder foi o comentário de Maharaji acerca de se viver no reino da imaginação. "Às vezes", ela disse, "é difícil demarcar a diferença entre realidade e imaginação, até que você venha a um evento como este e alguém te ajuda a ver qual é. Traz-me de volta à realidade de mim mesma. Eu aprecio quem me relembra."
"Fico emocionada com ele fazendo tudo o que faz", acrescentou Lisa Knudson, de Washington, que trabalha com publicidade e relações públicas. "Eu estava com medo de acreditar no que ele dizia, então meio que desisti dele por um tempo, mas ele nunca me abandonou, nem ao Conhecimento e sua mensagem de paz. É tão inspirador ver isso. Dá-me esperança, por que ele nunca abandona".
Brenda Johnson, de Alberta, Canadá, assistiu a muitos eventos nesta tournée norte-americana. " É sempre um prazer estar com Maharaji," ela disse. "Eu adoro como ele é capaz de me inspirar. Ele me coloca em contato com a honra e a dignidade da minha própria vida, e isso não é faz de conta!"